NOTÍCIAS


24/05/2013
Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano reforça campanha contra o desperdício de alimentos
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser celebrado em 1972, no dia da abertura da Conferência de Estocolmo, e se tornou um dos principais veículos das Nações Unidas para estimular a consciência global sobre meio ambiente e encorajar iniciativas.

Por meio da comemoração, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pode sensibilizar as pessoas sobre os problemas do meio ambiente e fazer com que todos percebam a sua responsabilidade e também seu potencial em se tornar agentes pelo desenvolvimento sustentável e igualitário.

As iniciativas de qualquer perfil são importantes para favorecer a sustentabilidade, e o PNUMA convida todos a se juntar a esta celebração. Organize a limpeza comunitária de um espaço público, reduza o uso de sacolas plásticas, combata o desperdício de alimentos, procure formas alternativas de transporte… Tudo isso conta!

E a sua ação pode fazer parte do esforço global do PNUMA para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Saiba como registrá-la aqui: www.unep.org/wed/activities/register

Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça o tema da campanha “Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício”, que visa diminuir a enorme quantidade de alimentos próprios para o consumo que é desperdiçada por consumidores e comerciantes.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), parceira do PNUMA na campanha, informa que 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano. Isso é equivalente ao produzido na África Subsaariana no mesmo período. Uma em cada sete pessoas no mundo passa fome e mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por conta de desnutrição.

Dado esse enorme desequilíbrio e seus efeitos devastantes no meio ambiente, Pensar.Comer.Conservar incentiva as pessoas a pensar no impacto ambiental das suas escolhas relativas à alimentação. Enquanto o planeta luta para garantir recursos para sustentar uma população de 7 bilhões de pessoas – que deve chegar a 9 bilhões até 2050 – a FAO estima que um terço da produção de comida é perdida. O desperdício de alimentos é um enorme consumidor de recursos naturais e um contribuinte para impactos negativos no meio ambiente.

Se a comida não é consumida, isso significa que todos os recursos usados na sua produção também são perdidos. Por exemplo, são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite, e cada hambúrguer consome 16 mil litros de água por meio de ração para o gado. E gases estufas são emitidos ao longo em toda a cadeia de produção.

A produção global de alimentos ocupa 25% das terras habitáveis e é responsável por 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases estufas.

A campanha deste ano para o Dia Mundial do Meio Ambiente convida você a agir na sua comunidade e perceber o poder das decisões coletivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, minimizar o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção de alimentos para torná-los mais eficientes.

Então Pense antes de Comer e ajude a Conservar o meio ambiente!



14/03/2013
Aplicações para o PET Reciclado
A transformação do PET reciclado pode acontecer de maneiras diferentes conforme o produto final que irá ser fabricado com a matéria-prima reciclada.
Vários setores da economia utilizam produtos que levam PET reciclado. Dessa forma, estamos sempre em contato com algum artigo feito com PET reciclado. Veja só:

Em casa
Suas roupas e os cabides que as mantém em ordem.
Seus edredons, travesseiros e mantas. Tapetes e carpetes.
Os bichos de pelúcia também têm PET Reciclado.

Embalagens de produtos de limpeza e de alimentos.
Os vasos do jardim têm mantas - que mantém a terra no lugar – de PET Reciclado.
As cordas do varal e as vassouras também são de PET reciclado.

Na escola ou no escritório
Réguas, relógios, porta lápis e canetas. Materiais de uso diário e constante.

Construção Civil
São caixas d’água, tubos e conexões, torneiras, piscinas, telhas.
Mármore sintético, com PET Reciclado, é usado para produção de bancadas e pias.
Tintas e vernizes usam PET Reciclado na sua fabricação.

Indústria de Automóveis e Caminhões
Todos os carros nacionais têm seus revestimentos de carpete produzidos com 100% de PET reciclado. Elementos termo-acústicos aumentam o conforto ao dirigir. Forração do teto, tampas de bagageiro.
Para-choques, partes da cabine e elementos aerodinâmicos, que ajudam a reduzir o consumo.

Sinalização: viária, internas e externas
Placas indicativas de direção, luminosos, sinalização horizontal. Displays e indicadores.

Transporte Coletivo
Banco de ônibus, trens e metrô têm PET Reciclado. A carenagem interna do metrô também.

Material Esportivo
Bolas, chuteiras, bancos dos estádios. O uniforme dos jogadores, as redes do gol. O gramado tem sistemas para drenagem da água da chuva que usa uma manta 100% PET reciclado.

Nas indústrias e no Varejo e no uso geral
As fitas de arquear de PET são mais resistentes que as equivalentes de metal, com a vantagem de não enferrujar e não colocar em risco o trabalhador que manipula um fardo ou qualquer outro artigo que necessite desse tipo de artigo de segurança. As cordas de PET amarram cargas nos caminhões e mantém navios atracados no cais.

Comunicação
Depois de descobrir tantos produtos feitos com PET reciclado que estão presentes no dia-a-dia de todos, você pode espalhar essa boa notícia usando um moderno telefone celular – que também tem PET reciclado!



07/11/2012
Londrina entre as cidades que mais reciclam no Brasil.
AS CIDADES QUE MAIS RECICLAM
Os cinco municípios brasileiros onde a prefeitura faz chegar o serviço de coleta seletiva a 100% das residências, segundo um novo levantamento por amostragem no país:
1. Curitiba (Paraná)
A cidade é uma das campeãs em reciclagem: a fórmula que deu certo lá inclui o uso de caminhões que recolhem apenas o lixo seco- sem nenhum resto orgânico. O resultado é que o lixo fica mais limpo e acaba vendido por um preço mais alto às indústrias de reciclagem. Isso ajuda a tornar o sistema de coleta seletiva em Curitiba mais barato (e viável) que o da maioria das cidades brasileiras
2. Itabira (Minas Gerais)
3. Londrina (Paraná)
4. Santo André (São Paulo)
5. Santos (São Paulo)
Fonte : http://planetasustentavel.abril.com.br



30/08/2012
Reciclagem - Benefícios da Reciclagem de PET
Benefícios da Reciclagem de PET
A Reciclagem de PET colabora parapreservação ambiental, mas não só: a atividade alcança plenamente os três pilares do desenvolvimento sustentável:
-Benefícios Sociais
-Benefícios Econômicos
-Benefícios Ambientais
Nenhuma atividade pode ser próspera e perene sem que todas as variáveis que incidem sobre seus resultados sejam contempladas. A Reciclagem das embalagens de PET pos consumo criou, em menos de 20 anos, todo um setor industrial. Essa indústria baseou-se, desde seu princípio, nas regras determinadas pelo próprio mercado: oferta e procura. Assim, ao criar e desenvolver aplicações para a matéria-prima resultante doprocesso de reciclagem das garrafas usadas, a Indústria do PET determinou uma forte demanda pela sucata.

Benefícios Sociais
No Brasil – e em qualquer lugar dom undo onde a reciclagem do PET aconteça – a indústria têxtil é a maior usuária do insumo. Somente aqui, entretanto, a diversidade de usos permite que o valor pago pela sucata seja altamente atrativo o ano todo, o que mantém em atividade muitas empresas que comercializam o material, bem como inúmeras Cooperativas e seus catadores, permitindo que a rentabilidade destas permaneça em patamares aceitáveis – garantindo remuneração justa aos trabalhadores e a despeito da ausência de sistemas de coleta seletiva.

Benefícios Econômicos
A Indústria Recicladora do PET no Brasil é economicamente viável, sustentável e funcional. Basta citar que cerca de um terço do faturamento de toda a Indústria Brasileira do PET provém da reciclagem. Gera impostos, empregos, renda e todos os demais benefícios de uma indústria de base sólida. Seu crescimento anual constante, em média superior a 11% desde 2000, permite planejar novos investimentos – incrementados e incentivados pela criação de novos usos para o PET reciclado.

Benefícios Ambientais
A produção e uso das garrafas em si já trazem vários benefícios para o meio ambiente. Sua reciclagem potencializa esses benefícios, pois a matéria-prima reciclada substitui material virgem em muitos outros produtos, nos segmentos mais diferentes, como construção civil, tintas, produção de automóveis e caminhões ou telefones celulares.
Não bastasse o reaproveitamento de centenas de milhares de toneladas de embalagens que seriam indevidamente destinadas, a reciclagem de PET economiza recursos naturais, muita água e energia. Você pode colaborar diretamente para que tudo isso aconteça: basta destinar adequadamente suas garrafas após o uso.




ENDEREÇO FÁBRICA PACATUBA
Rodovia CE-060 KM 11
Pavuna - Pacatuba - Ceará
Cep 61800-000
Telefones: (85)4141-6061 / (85)98848-9542
www.tecnopetbrasil.com.br
TECNOPET S/A - Empresa sindicalizada ao Sindiverde Ceará - Filiada ao sistema FIEC / CE
www.tecnopetbrasil.com.br


Painel de Administração